mais uma sobre embarque!

20 dias pro terceiro embarque e eu resolvi fazer mais um post sobre esse assunto já que perguntas não param de surgir.

lembrando que já falei sobre o assunto aqui, aqui e aqui. eu dei uma relida e acho que tem algumas coisas meio “desatualizadas” como a questão de embarcar como artista ou músico. infelizmente eu não tenho o link dos sites mas vale a pena procurar mais a fundo se você realmente tiver talento. as empresas que trabalham com o staff do teatro são, entre outras, a WEP e a DGM, se alguém achar o site deles ou contato, por favor me passa pra eu atualizar aqui. a empresa que contrata os musicos no brasil, os que tocam nos bares e tal se chama ICS, mas acho que é nome fantasia. de qualquer maneira, se você for musico e tiver MUUUUUITO interessado, pode me mandar um email que eu tenho alguns contatos na italia e posso ver alguma coisa pra vocês.

também é meio desatualizado o que falei sobre as lavanderias e lavar roupa na cabine, a estrutura do navio que eu tava no primeiro contrato era horrivel e por isso achei melhor lavar as roupas na cabine, mas estando num navio melhor dá pra lavar na lavanderia sim e é bem tranquilo na verdade. só não esqueça as roupas por lá, parece piada mas acontece, porque como temos o horário bem apertado muitas vezes colocamos a roupa pra lavar no intervalo e no esquecemos dela lá. se a lavagem acaba a pessoa vai se sentir no direito de tirá-la de lá e no vai-e-vem alguma coisa pode acabar “se perdendo” por isso esteja sempre atento.

outra coisa que eu queria falar aqui é que fiquei sabendo que algumas empresas cobram taxas bizarras de serviço ou então tentam te convencer de que você precisa fazer algum curso para trabalhar a bordo. mentira, o unico curso que precisa é o de segurança, STCW. então fiquem ligados e se a empresa tentar te convencer disso, não caia. procure outra. eu coloquei só alguns links aqui mas esse mercado tem crescido muito e eu ouvi falar de outras empresas que recrutam também.

também fiquei sabendo que muitas agencias não estam embarcando tripulantes de segundo contrato porque não podem cobrar pelo serviço e por isso dizem que você não pode mais embarcar pela mesma compania. é mentira. uma idéia legal é tentar entrar em contato direto com o RH deles, a royal caribbean por exemplo já tem escritório no brasil e também faz contratos diretos sem intevenção de agencia e sem taxas de serviço.

acho que se você está mesmo interessado na idéia de trabalhar a bordo, pode procurar mais a fundo pela internet antes de aceitar a primeira proposta. se informe bem sobre os processos de seleção e sobre o tipo de trabalho que vai fazer para não ser “enrolado”.

depois de tudo isso, você está pronto pra embarcar mas não sabe o que levar na mala. acho que não falei disso mas não tem muito mistério. a mala não pode estar muito cheia porque o espaço não é muito grande e se você tiver que trabalhar do uniforme durante toda a jornada de trabalho, não vai precisar de muita coisa mesmo. se for fazer animação ou ser host, que usamos nossas proprias roupas a noite, não se esqueça de levar roupa de gala, para os homens terno e para as mulheres pelo menos um vestido longo e um esporte fino bem comportado. na animação da msc precisamos também de uma roupa toda branca e uma toda preta sendo essa obrigatóriamente uma calça e preferencialmente uma blusa de manga comprida. se você for mulher, tenha pelo menos uma camisa de botão na mala, tenha certeza de que o cumprimento de saias, shorts e vestidos não sejam vulgares, nem os decotes MUITO acentuados. acreditem: mesmo que seja permitido, você não vai se sentir a vontade para falar com os passageiros “vestida para matar”. também não se esqueçam do kit higiene para pelo menos o primeiro mês e não se esqueçam, você passará a maior parte do tempo em pé (não importa o cargo que você vai ocupar) por isso trate de levar sapatos confortaveis para o periodo de trabalho.

Leave a Reply

