“tá, embarquei e agora?”

acho que esse vai ser o último post sobre o tema e espero que eu possa estar esclarecendo a maior parte das dúvidas de quem estiver interessado.

claro que eu vou dizer como que as coisas acontecem na MSC, mas eu acredito que o esquema não seja muito diferente com as outras companias.

no primeiro dia do seu embarque você já vai trabalhar, não espere que tenha uma pessoa super legal que te dê o “passo-a-passo” de como fazer as coisas, eles no máximo te ensinam o caminho até a sua cabine, quando o fazem e te avisam a hora que você tem que aparecer pra trabalhar.

as primeiras coisas que você tem que fazer são:

  • tirar o crew card (procure o crew purser office) que é o seu documento de tripulante dentro e fora do navio, é com ele que você consome (bar/shopping/internet) lá dentro, que você entra e sai do navio e em alguns casos ele é também sua chave da cabine.  uma observação é: mantenha-o longe de chaves ou do seu name tag (identificação que você deve usar dentro do navio simplesmente O TEMPO TODO) pois ele pode desmagnetizar e você terá que fazer um outro. além disso, se você perder seu crew card você paga por um novo, leva um warning e ainda fica sem sair do navio até fazer um novo.
  • comprar seu uniforme, lembre-se de portar seu crew card com você. se não tiver alguém do seu departamento que te leve na magazine (wardrobe ou guardaroba), você avisa pro responsável qual a sua função e em geral eles sabem o que você precisa de uniforme.
  • descubra onde é o seu refeitório (crew-mess ou staff-mess) e o horário das refeições pois se você não aparecer pra comer nos horários determinados, você simplesmente fica sem comer até a próxima refeição.
  • e claro, aprender o caminho da sua cabine até o seu local de trabalho.

essas são as coisas que são importantes para o primeiro dia. a adptação geralmente é complicada, eu por exemplo, embarquei no navio mais velho da compania, passei semanas sem saber como chegar na cabine, e nos outros lugares onde eu deveria ir, porque o navio parecia um labirinto mas já me disseram que é tudo bem mais simples nos navios mais novos.

então, o seu crew card funciona como um cartão e você tem uma “conta” no navio, você já começa com um crédito de 100 euros se estiver em território europeu ou 100 dolares se você estiver em qualquer outro lugar. esse crédito é como se fosse um cheque especial, você usa mas tem que quitar a divida depois, eles não te dão de brinde, você pode quitar quando quiser, ou quando acabar e você quiser gastar mais e não tem juros. se você quiser, pode depositar dinheiro pra ter um “crédito” maior já que você faz suas compras no navio SOMENTE com o crew card. eu preferia nunca depositar, porque assim era mais fácil de controlar. as bebidas no crew bar (bar da tripulação) são bem baratinhas e eu não bebia muito, logo, meu crédito durava bastante tempo.

a internet é bem carinha e é chato porque eu pelo menos, usava ela tensa porque não queria gastar á toa, afinal, eu pagava 40 euros por 12 horas de internet, fazendo a conversão são quase 10 reais a hora. o legal é que na europa tem muito hot spot e todo mc donalds tem rede wi-fi 0800. então fica a dica, se tiver notebook saia com ele e procure o mcdonalds mais próximo.

quanto ao shopping a tripulação tem dias específicos que são anunciados como crew sales, que tem o horário certinho pra “visita” digamos assim, e tem que ir uniformizado.  a não ser que você seja staff. aí pode ir nas lojas a hora que quiser. e tripulante tem entre 10% e 20% de desconto nos produtos do shopping.

na área da tripulação tem academia, tem uma “lage pra pegar sol” com direito a uma mini-mini-mini piscina (em alguns casos), tem o crew bar e tem o refeitório. existem as festas chamadas crew party que é pro pessoal se divertir, mas a frequência das festas depende do capitan d’armi. e a duração é de geralmente três horas, as bebidas consumidas são pagas, ao preço do crew bar. as cabines têm que ser limpas por você, com excessão dos staffs que geralmente têm camareira. e elas são inspecionadas a cada 15 dias, eu acho. TEÓRICAMENTE você não pode fumar na cabine, nem beber ou comer. mas aí vai de cada um respeitar isso ou não, eu por exemplo não fumava lá e até evitava comer mas de vez enquando eu comia e tal. as minhas amigas fumavam. as cabines têm alarme de incêndio que no meu navio não funcionavam mas nos navios que funcionam, acho que as pessoas colocam uma meia que filtra a fumaça evitando que ele soe. mas lembrando que se você for pego, leva warning e três warnings escritos = rua.

ah, já ia me esquecendo, no navio também tem a lavanderia, eles lavam a roupa de cama, toalhas e o seu uniforme: SÓ. de resto você tem os horários certos pra ir e lavar na máquina e também tem horário certo pra levar seu uniforme pra lavar e pra buscá-lo também. o serviço da lavanderia demora dois dias então vale lembrar que é interessante ter sempre mais de um uniforme (duh) e a roupa de cama tudo bem porque você pode pegar outra já na hora que leva a suja. eu recomendo lavar as roupas pessoais na cabine mesmo, na pia ou comprar um balde. o ar condicionado é bem forte e as roupas costumam secar mais rápido. uma dica também, principalmente pras meninas e levar aquele cabide cheio de pregador pra prender as calcinhas e tal.

com o tempo, você aprende as coisas, tipo com quem você pode conseguir comida de passageiro, com quem você pode conseguir bebida de graça, entre outras coisas. o que a gente chama de máfia.

e mais uma coisa, acho que a última: não desista no primeiro mês, todo mundo passa por problemas de adaptação, acreditem em mim. todo mundo, eu disse TODO MUNDO quer ir embora na primeira semana, é muita coisa nova, tudo de sopetão e sem ninguém que você conhece por perto. mas depois você vê que era só uma questão de tempo e você se acostuma com tudo, tudo mesmo.

One thought on ““tá, embarquei e agora?”

  1. Pingback: embarque III « Finge que tem um nome…

Leave a Reply

